quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Lei de Walther

Numa sucessão vertical, uma passagem gradual entre duas fácies sugere que elas estão associadas, tendo sido geradas em ambientes de deposição lateralmente contíguos, ao passo que, um contacto abrupto ou erosivo pode indicar intervalos de não deposição ou mudanças significativas no ambiente de deposição.

Imagem exempleficativa da lei de Walther

Uma fácie é a característica especifica das rochas sedimentares em que se transmite informação da formação das mesma: os processos de transporte, deposição e/ou diagenese próprio de um determinado ambiente ou bacia sedimentar.




Bibliografia

Glossário geológico, 29 de Outubro de 2008. <>

Biostratigrafia

A biostratigrafia trata de ordenar a sucessão de rochas sedimentares de acordo com o seu conteúdo paleontológico.

O tempo equivalente a uma biozona é o biocron. A biocronologia representa portanto a utilização dos fósseis para delimitarmos intervalos de tempo.

O principal objectivo da bioestratigrafia e da biocronologia é o de correlacionar estratos e os acontecimentos físicos e biológicos que esses estratos representam. Correlacionar é estabelecer a equivalência de idade ou posição estratigráfica de estratos encontrados em áreas afastadas. De uma forma simples, pode-se dizer que correlacionar é estabelecer a contemporaneidade de acontecimentos das histórias geológicas de regiões afastadas.

A observação de unidades estratigráficas com o mesmo conteúdo fossilífero permite a sua correlação.(http://fossil.uc.pt/pags/utili.dwt)

A biozona

Cada biozona é definida pelas características do fóssil que contém, pelo objectivo do estudo e da experiencia e perspectiva de investigação. Uma biozona pode ser definida com base na ocorrência dos fósseis de um táxone específico (biozona de extensão), pelo intervalo entre o aparecimento de um dado táxone e o desaparecimento de outro (biozona de intervalo) ou ser caracterizada pela ocorrência de uma determinada associação fossilífera (biozona de associação), etc. O nome de cada biozona é dado com base no táxone (normalmente de categoria género ou espécie) que define ou que melhor caracteriza essa mesma biozona.

Biozona de Extensão. Os limites inferior, superior e laterais da Biozona de Extensão Aa são definidos pela extensão da ocorrência dos fósseis do táxone Aa. (http://webpages.fc.ul.pt/~cmsilva/Paleotemas/Fossilindex/Fossilindex.htm)


Bibliografia:

Carlos Marques da Silva, Fossil índice, Lisboa, 24 de Março de 2008. página consultada a 19 de outubro, 2008. <>

Wikiédia, página consultada a 19 de outubro de 2008. < http://it.wikipedia.org/wiki/Biostratigrafia >