sábado, 15 de novembro de 2008

Ciclos Eustáticos

As mudanças globais do nível do mar implicam uma alternância de episódios de subida generalizada do mesmo, seguidos de outros de descida. Chama se ciclo eustático ao intervalo de tempo onde ocorreu uma subida e uma descida do nível do mar. O reconhecimento destes ciclos implica o poder de diferenciar os ciclos devido a factores locais e regionais (especialmente de origem tectónica) dos globais.

Curvas de mudança do nível do mar

A primeira curva de ciclos eustáticos, o ciclo global foi proposto por Vail et al. (1977b). Para ele,a curva parte do estudo de perfis sísmicos de margens continentais vindos de diversas partes do mundo. A figura, mostra um mapa onde estão marcadas as posições das distintas áreas onde se processam os dados que servem para elaborar a curva. Na parte inferior, mostra se três curvas, para o mesmo intervalo de tempo, correspondente a regiões muito distantes; nas três curvas detectam se a simultaniedade dos limites de ciclos e a diversidade da envergadura das mudanças relativas expressadas pelas curvas de cada local.
Mudanças relativas do nivel do mar em margens continentais muito distantes entre si, como resposta a ciclos globais.

Os autores preparam a curva de ciclos globais que dividem igualmente os valores de modificações do nível do mar em localidades diferentes. Esses autores preparam uma curva de modificações relativas do nível do mar, no qual eles diferenciam os ciclos da primeira e segunda ordem do conjunto do Fanerozoico e de extensão global.

Bibliografia:
Vera Torres, Juan Antonio (1994), Estratigrafia, Principios y Métodos. Madrid: Editorial Rueda.

Sem comentários: