quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Biostratigrafia

A biostratigrafia trata de ordenar a sucessão de rochas sedimentares de acordo com o seu conteúdo paleontológico.

O tempo equivalente a uma biozona é o biocron. A biocronologia representa portanto a utilização dos fósseis para delimitarmos intervalos de tempo.

O principal objectivo da bioestratigrafia e da biocronologia é o de correlacionar estratos e os acontecimentos físicos e biológicos que esses estratos representam. Correlacionar é estabelecer a equivalência de idade ou posição estratigráfica de estratos encontrados em áreas afastadas. De uma forma simples, pode-se dizer que correlacionar é estabelecer a contemporaneidade de acontecimentos das histórias geológicas de regiões afastadas.

A observação de unidades estratigráficas com o mesmo conteúdo fossilífero permite a sua correlação.(http://fossil.uc.pt/pags/utili.dwt)

A biozona

Cada biozona é definida pelas características do fóssil que contém, pelo objectivo do estudo e da experiencia e perspectiva de investigação. Uma biozona pode ser definida com base na ocorrência dos fósseis de um táxone específico (biozona de extensão), pelo intervalo entre o aparecimento de um dado táxone e o desaparecimento de outro (biozona de intervalo) ou ser caracterizada pela ocorrência de uma determinada associação fossilífera (biozona de associação), etc. O nome de cada biozona é dado com base no táxone (normalmente de categoria género ou espécie) que define ou que melhor caracteriza essa mesma biozona.

Biozona de Extensão. Os limites inferior, superior e laterais da Biozona de Extensão Aa são definidos pela extensão da ocorrência dos fósseis do táxone Aa. (http://webpages.fc.ul.pt/~cmsilva/Paleotemas/Fossilindex/Fossilindex.htm)


Bibliografia:

Carlos Marques da Silva, Fossil índice, Lisboa, 24 de Março de 2008. página consultada a 19 de outubro, 2008. <>

Wikiédia, página consultada a 19 de outubro de 2008. < http://it.wikipedia.org/wiki/Biostratigrafia >



Sem comentários: