sábado, 13 de dezembro de 2008

Cenozóico

Na escala de tempo geológico, o Cenozóico é a era do éon Fanerozóico que se inicia há cerca de 65 milhões e 500 mil anos atrás e se estende até o presente. A era Cenozóica sucede a era Mesozóica. Divide-se nos períodos Paleogénico e Neogénico, do mais antigo para o mais recente.

O princípio da Era Cenozóica marca a abertura do capítulo mais recente da história da Terra. O nome desta era provém de duas palavras gregas que significavam "vida recente". Durante a Era Cenozóica, a face da Terra assumiu sua forma atual. Houve muita atividade vulcânica e formaram-se os grandes maciços montanhosos do mundo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia. A vida animal transformou-se lentamente no que hoje se conhece.

Durante o paleogénico o clima na terra é morno e tropical durante este período ocorre a formação das cadeias rochosas e também a abertura do mar mediterrâneo, conclusão do Atlântico norte e a elevação dos Pirenéus. O clima tende a resfriar culminando no inicio do neogénico num arrefecimento drástico originando a ultima glaciação. No neogénico surgem os australopitecos, a paleogeografia é semelhante à actual e o clima também.

Bibliografia:
Wikiédia, página consultada a 13 de Dezembro de 2008 , http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesoz%C3%B3ico
Paleomap, página consultada a 17 de Dezembro de 2008, http://www.scotese.com/earth.htm

Sem comentários: