terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Fósseis

Fósseis (do latim fossilis) são os restos materiais de antigos organismos ou as manifestações da sua actividade, que ficaram mais ou menos bem conservados nas rochas ou em outros fósseis. Preservam-se como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas.

A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil.A fossilização raramente ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser rapidamente decomposta. Pelo contrário, a preservação de partes esqueléticas biomineralizadas, mais duras e resistentes à decomposição e à erosão, tais como dentes, conchas, carapaças e ossos, é bem mais frequente e, por isso, a esmagadora maioria do registo fóssil é constituída por fósseis deste tipo de restos biológicos. Em qualquer das circunstâncias, para que os restos de um qualquer organismo fossilizem, é fundamental que estes sejam rapidamente cobertos por sedimentos e enterrados.

Para que se forme um fóssil é necessário que as evidências sofram uma série de transformações químicas e físicas ao longo de um período de tempo. Assim, só se consideram fósseis os vestígios orgânicos com mais de 13.000 anos (idade aproximada da última glaciação do Quaternário – o Würm).

Bibliografia:

Wikiédia, página consultada a 2 de Dezembro de 2008. < http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3ssil >

4 comentários:

Anónimo disse...

Trabajo muy bueno, un día también vamos ser fósiles. Perdón no saber hablar portugués. Buena suerte.

Anónimo disse...

não gostei nem um pouco.

Anónimo disse...

Terrível...

Anónimo disse...

Nossa como vc é bonita!

fabricioufg@bol.com.br