sábado, 13 de dezembro de 2008

Mesozóico

No inicio desta era durante o triássico os continentes estavam todos unidos num supercontinente chamado Pangeia, o clima era quente tropical e seco, no final do triássico, a pangeia começou a fragmentar-se em dois continentes: a Laurássia no hemisfério norte e a Gondwana no hemisfério sul. Aqui surge o aparecimento dos primeiros dinossauros e de mamíferos ovíparos.
No jurássico surgem as plantas com flores. O clima é morno e tropical tornando-se mais húmido. A Pangeia separa-se por completo nos dois continentes. Na terra dominam os répteis arcossauros, nos oceanos reinavam peixes, de lulas, amonites, ictiosaurus e de grandes plesiosaurus.
No Cretácico o clima é quente e suave, durante este os dinossauros alcançam seu ápice, mas ao fim do período acaba ocorrendo a extinção em massa desses grandes répteis e dos animais da Terra (cerca de 60% deles foi extinto). A teoria mais aceite é a de que a queda de um meteorito na Península de Yucatán, no México, levantou muita poeira e essa poeira cobriu a Terra evitando a passagem do Sol e causando um resfriamento da terra que levou à Era Glacial. Então os seres fotossintetizantes não puderam realizar a fotossíntese e acabaram morrendo.Com isso, houve uma quebra da cadeia alimentar e um desequilíbrio ecológico.

Bibliografia:
Wikiédia, página consultada a 13 de Dezembro de 2008 , http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesoz%C3%B3ico
Paleomap, página consultada a 17 de Dezembro de 2008, http://www.scotese.com/earth.htm

2 comentários:

Rui da Silva Barbosa disse...

Obrigado pelas imagens que vc disponibilizou em seu blog, pois estava precisando para uma aula de geografia sobre a deriva continental.

Mackmonteiro disse...

Olá! Meu nome é Marcio. Moro no Brasil. Além de ser um ótimo blog de geociências a autora do mesmo é incrivelmente linda! Entretanto vi que seu último post é de 2008! Você abandonou este blog? Se for isso e você puder de algum modo me avisar ficarei muito grato. Desde já agradeço a atenção. Um beijo e até breve.