terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Dendrocronologia


A dendrocronologia utiliza os anéis das árvores como marcadores de tempo. Pode-se então clarificar, que a largura desses anéis não é constante. A estrutura anelar tem a sua espessura e crescimento directamente relacionada com a absorção de água para realizar a fotossíntese, dirigindo assim, um aumento e diminuo na disponibilidade daquele líquido que afecta o seu desenvolvimento. A produção dos seus tecidos só se faz durante uma parte do ano, nomeadamente na primavera e no verão, daí a formação de anéis alternadamente claros e escuros. Períodos de seca (verão) ou frios são registados pelo vegetal no seu xilema secundário, na forma de pequenos e finos anéis, enquanto que em climas mornos equatoriais, tropicais e subtropicais (fases chuvosas) observamos estruturas grandes e espessas.

Em suma, quanto melhores forem essas condições mais largos serão os anéis anuais e, inversamente, quanto mais desfavoráveis as condições, mais estreitos os anéis.

O anel de crescimento reflecte a quantidade de xilema secundário produzido num período de crescimento, o que o torna um bom indicador das oscilações climáticas, a dendrocronologia, é por isso, um método de datação absoluto dos climas passados.

Exemplo:

Séries dendrocronológicas foram já rigorosamente estabelecidas, em particular a de anéis anuais de carvalhos europeus cuja extensão abrange neste momento um intervalo de tempo de cerca de 10000 anos até ao presente. As amostras do núcleo da madeira são usadas para medir a largura de anéis anuais de crescimento. Fazendo exame de amostras dos locais diferentes e de estratos diferentes dentro de uma região particular, os investigadores podem construir uma sequência histórica detalhada que se transforme numa parte do registo científico.

Bibliografia:
http://www.miniweb.com.br/Geografia/Artigos/vegetacao/Dendrocronologia.htm

1 comentário:

João Brissos disse...

Cá está o meu primeiro comentário neste blog!! Tenho a ideia de que isto da dendrocronologia acaba por ser mais interessante que a magnetostratigrafia. E além disso basta aqui basta contar os anéis! Não é preciso andar com um monte de máquinas e cálculos e outras tantas magnetizações atrás :p